Existem certos elementos que distinguem um escritor de alguém que não escreve. Um escritor é mais propenso a ser automotivado, se não autoconsciente sobre suas habilidades de escrita. Eles terão uma ideia clara do que querem dizer e os meios para dizê-lo. Eles não têm tempo para procrastinação. (Este foi um ponto em que pensei neste artigo, mas acho que pode haver algo lá que também possa se aplicar a muitos outros tipos de escritores.)
Um bom escritor trará sua própria opinião para o próprio trabalho. Ler o trabalho de outras pessoas, principalmente quando se trata de escrever em blogs, pode lhe dar algumas dicas sobre o que os outros escrevem com sucesso. Entender que você pode ter a mesma experiência que eles pode ajudá-lo a perceber o valor de sua própria prosa e apreciar sua parte na criação de algo único.
Mais importante, um escritor deve ser capaz de prender a atenção dos leitores com seu trabalho, seja na página ou nas mídias sociais. Há artigos sobre este tópico em que vemos tanto foco em quanta atenção está sendo dada pelos leitores a um determinado conteúdo; mas o que esquecemos é que os leitores também vão prestar atenção nas coisas que ainda não leram; eles também prestam atenção quando ouvem uma música ou baixam um álbum apenas porque sabem que foi criado por outra pessoa e não foi produzido pessoalmente . Um bom escritor não tem medo de ângulos não convencionais e ângulos não estão fora dos padrões comuns. Não importa o quão fora do comum algo pareça, ele ainda pode vender se for bem feito (pense na indústria da música). Se sua peça não for particularmente original ou incomum, então você provavelmente não se destacará do que já existe e provavelmente também não venderá muito bem.